O Direito de Nascer

HOME

Sinopse da Novela
Elenco Principal
Personagens Principais
Curiosidades ( O direito de encher)
Sinopse da Novela

O direito de Nascer

A novela se passa em Cuba, nas cidades de Havana e Santiago, no período de 1899 à 1945.

A trama se inicia com o caso de amor entre Maria Helena de Juncal e Alfredo Martins. Ela, filha de dona Conceição e Dom Raphael Zomora de Juncal, um dos homens mais importantes e poderosos de Havana, e ele filho de Dom Ramiro Martins, ex-sócio e inimigo do pai da moça.

O casal se encontra sempre às escondidas, a única pessoa que sabe desses encontros é mamãe Dolores, a confidente de Maria Helena e empregada da família Juncal há muitos anos. Em uma de suas conversas com Dolores, Maria Helena revela o que Dolores já desconfiava, a menina estava grávida de Alfredo. As duas se desesperam, pois Dom Raphael jamais aceitaria esse neto.

O casal Juncal começa a desconfiar das atitudes de Maria Helena, pois a menina começa a passar mal constantemente, e é examinada pelo médico da família, que descobre que ela está grávida mas nada revela aos seus pais.

Maria Helena pede a Dolores que leve uma carta a Alfredo, marcando um encontro entre eles. No encontro Maria Helena se surpreende, pois Alfredo diz que não irá aceitar o filho, sugerindo um aborto.

Maria Helena confessa a Dolores que terá seu filho de qualquer maneira. Seus pais ficam sabendo e Dom Raphael revoltado exige saber o nome do amante da filha. Maria Helena não diz, ele a surra e amaldiçoa o próprio neto.

Dom Raphael procura Dr. Pezzi e o médico o aconselha a fazer o casamento da filha com o amante. Dom Raphael descobre que o pai da criança é Alfredo Martins, obrigando o rapaz a casar com sua filha, mas Maria .Helena não aceita e ele diz que irá interná-la em um manicômio.

Dolores e Conceição imploram a Dom Raphael para que ele não faça isso, sem opção, ele manda a negra Dolores e Maria Helena, para uma de suas fazendas, onde ninguém poderá descobri-las.

Dom Raphael instrui seu criado Bruno para que o chame apenas dias antes do parto.

A criança nasce, um menino que é chamado de Albertinho. Dom Raphael ordena que Bruno mate o bebê. Enquanto Maria Helena e mamãe Dolores dormem, Bruno rouba o bebê e foge para o cafezal. Dolores desperta e pressentindo o que esta para acontecer, sai correndo pela casa, rouba uma arma de Dom Raphael e vai atrás de Bruno pelo cafezal. Dolores encontra Bruno com uma faca tentando matar Albertinho no meio da mata. Ela atira em Bruno, que cai desmaiado, enquanto ela foge com o bebê. Maria Helena acorda, procura por Dolores e Dom Raphael diz que ela fugiu com a criança, e que já ordenou Bruno a procurar por toda região. Durante a fuga Dolores encontra Basília, que acaba de perder a irmã e o sobrinho. Ela leva Dolores para sua casa em Santiago.

Maria Helena volta para a casa dela em Havana e não é mais a mesma menina, está triste e angustiada, não se conforma com o ato de Dolores. O casal Juncal faz de tudo para que ela se alegre e esqueça do passado.

Maria Helena conhece Jorge Luís, afilhado da Condessa Vitória, uma das maiores fortunas de Havana. Apesar de namorar Emília, melhor amiga de Maria Helena, Jorge Luís se apaixona por Maria Helena e marcam o casamento. A família Juncal está novamente feliz, pois parece que Maria Helena encontrou seu caminho.

Mas, ela acaba contando seu segredo a Jorge Luís e ele não suporta, o casal rompe. Dom Raphael fica irado e na mesma noite, abandona Maria Helena na porta de um convento. Jorge Luís e Emília se casam.

Dez anos se passam, Dolores e Albertinho continuam morando em Santiago e começam a surgir problemas: na escola os amigos de Albertinho vivem dizendo ao garoto que Dolores não é sua mãe pois ela é negra e ele branco. Apesar de tudo Albertinho ama muito Dolores e a trata como mãe. Dom Raphael descobre Dolores e Albertinho, e eles fogem para Havana.

Maria Helena, já uma freira, continua muito triste pensando em seu filho. Na mansão dos Juncal ocorre os preparativos para o casamento de Dora Juncal e Ricardo Monte Verde.

Por uma coincidência, Jorge Luís se encontra com Albertinho, que lhe presta um favor. Albertinho convida Jorge Luís para ir a sua casa. Convivendo com a família, começa a desconfiar que ele é filho de Maria Helena. Jorge Luís acompanha o crescimento e banca os estudos de Albertinho em Havana que se torna um famoso médico.

Dom Raphael sofre um acidente grave precisando de transfusão de sangue. Albertinho ouve a notícia no rádio, se oferece como doador e salva a vida do avô.

Jorge Luís conta a Albertinho sua verdadeira história. Maria Helena e Albertinho se conhecem e ela perdoa Dolores. A família Juncal é eternamente grata a Albertinho. Sabendo do parentesco com Albertinho, Dom Raphael envergonhado, pede perdão à sua filha.

Jorge Luís pede Maria Helena em casamento.

Todos os direitos Reservados - Gabriel de Medeiros